Tempo
|
A+ / A-

Hospitais de Coimbra realizam angioplastia coronária com procedimento pioneiro

05 ago, 2022 - 21:02 • Lusa

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma angioplastia coronária de alto risco sob suporte do dispositivo iVac 2L, que constituiu um procedimento pioneiro a nível nacional, foi hoje anunciado.

A+ / A-

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma angioplastia coronária de alto risco sob suporte do dispositivo iVac 2L, que constituiu um procedimento pioneiro a nível nacional, foi hoje anunciado.

"Trata-se de um dispositivo que temos à nossa disposição e que permite, através da angioplastia coronária (desobstrução de vasos sanguíneos), que é um procedimento que se faz há várias décadas, tratar doentes complexos, que até agora eram arriscados de tratar", disse hoje, à agência Lusa, o diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC, Lino Gonçalves.

Segundo o médico, a angioplastia coronária era difícil de tratar devido ao estado de fragilidade dos doentes, com perda de contração devido à doença coronária.

O dispositivo de assistência ventricular mecânica permite "fazer essa intervenção com mais segurança para o doente", acrescentou.

O iVac 2L é um cateter de lúmen simples, que permite a circulação do fluxo sanguíneo de modo bidirecional e conta com uma válvula mecânica que abre e fecha para direcionar o fluxo.

A equipa que procedeu à intervenção pioneira, realizada no dia 27 de julho, foi constituída pelos cardiologistas Marco Costa (Coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia) e Luís Leite, pelos técnicos Susana Margalho e Fernando Arede e pelo enfermeiro Filipe Correia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+