Tempo
|
A+ / A-

Esculturas metálicas recolhem plástico em praias de Vila de Rei

05 ago, 2022 - 17:08 • Lusa

Iniciativa, que decorre nas praias fluviais do Bostelim, Fernandaires e Penedo Furado, visa alertar para necessidade da separação de resíduos.

A+ / A-

O município de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, criou e instalou esculturas metálicas de grandes dimensões nas três praias fluviais do concelho, para deposição de embalagens e garrafas de plástico.

Em comunicado, a Câmara de Vila de Rei refere que a ação é desenvolvida no âmbito da campanha “Os suspeitos são os do costume?” e tem o objetivo de promover a recolha e a valorização das embalagens utilizadas.

“O município de Vila de Rei, em parceria com a equipa do CLDS 4G, criou três esculturas metálicas de grandes dimensões, em formato de peixe gigante, garrafa e picoto, para a deposição de embalagens e garrafas de plástico, colocados nas praias fluviais do Bostelim, Fernandaires e Penedo Furado”, lê-se na nota.

Paralelamente, o impacto visual das estruturas, à medida que forem enchidas, “pretende alertar para a problemática do plástico de utilização única e para as suas consequências em termos ambientais”.

A autarquia realça ainda os dados divulgados pela associação ambientalista Greenpeace, que revelam que, de todo o plástico produzido mundialmente, apenas 9% é reciclado, contra 12% que foi incinerado e 79% que terminou em aterros ou diretamente no meio ambiente.

“Acreditamos que esta campanha é importante e necessária para que nos consciencializemos das consequências dos nossos atos e que é necessário mudar comportamentos, através da separação resíduos, colocando-os nos ecopontos, de modo a contribuir para a preservação e conservação dos ecossistemas”, conclui o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+