Tempo
|
A+ / A-

Novo diretor dos Serviços prisionais é catedrático

03 ago, 2022 - 11:05 • Redação

Rui Abrunhosa Gonçalves, psicólogo forense, vai substituir Rómulo Mateus que agora regressa aos tribunais.

A+ / A-

A ministra da Justiça nomeou Rui Abrunhosa Gonçalves para assumir o cargo de diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. A notícia foi avançada pelo “Expresso” e já confirmada pela Renascença junto do gabinete de Catarina Sarmento e Castro.

Rui Abrunhosa Gonçalves, professor da Universidade do Minho e especialista em psicologia da Justiça e em agressores, vai substituir o procurador Rómulo Mateus, obrigado pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) a voltar aos tribunais.

É doutorado em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (1997) onde era atualmente é Professor. Fez percurso profissional, desenvolveu, coordenou e publicou obra sobre a psicologia na justiça, investigações sobre o sistema prisional, a psicopatia, os ofensores conjugais e os ofensores sexuais e a psicologia forense.

Na Unidade de Consulta em Psicologia da Justiça e Comunitária, dedicava-se sobretudo à avaliação pericial e intervenção junto de ofensores violentos e perigosos.

No seu currículo apresenta formação em diversas áreas como a avaliação e intervenção em ofensores adultos e em ofensores jovens; psicologia criminal e do ofensor; psicologia penitenciária.

Para já, ainda não há data de tomada de posse.

Rómulo Mateus era diretor-geral dos Serviços Prisionais desde 2018. Deixou o cargo no fim do mês de julho, depois de o Conselho Superior do MP não ter renovado a sua comissão de serviço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+