Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Murça mantém piscinas encerradas e apela ao uso racional da água

02 ago, 2022 - 11:22 • Olímpia Mairos

Medidas visam sensibilizar populações para adotarem hábitos diários de não desperdiçar o importante recurso natural. “Existem gestos simples que podem fazer poupar milhões de litros de água”, diz a autarquia.

A+ / A-

A autarquia de Murça acaba de lançar uma campanha de sensibilização para o uso racional e adequado da água.

De entre as medidas adotadas sobressai a decisão de não reabrir as piscinas municipais descobertas, encerradas aquando do grande incêndio de 17 de julho, e o apelo à população para o uso racional e adequado da água”.

Em comunicado, a autarquia esclarece que “é com o intuito de reforçar o compromisso com o meio ambiente e verificado um acentuado 'stress' hídrico, num ano particularmente desafiante e em que se verifica um acentuar da escassez de água, que a poupança deste recurso vital é de extrema importância para todos nós”.

Com a implementação destas duas medidas, a autarquia quer “sensibilizar as populações do concelho, a adotarem hábitos diários de não desperdiçar este importante recurso natural, pois existem gestos simples que podem fazer poupar milhões de litros de água”, acrescenta o comunicado.

Saiba como reduzir e poupar de forma fácil e simples a água

  • Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.
  • Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.
  • Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.
  • Utilize redutores de caudal nas torneiras.
  • Em cada descarga de autoclismo pode gastar até cerca de 15 litros de água. Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.
  • Caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água. Pode diminuir a descarga para 8 litros. Pode ainda regular o parafuso de plástico que comanda a boia. Poupará até 4 litros por descarga completa.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.
  • Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!
  • Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros. Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.
  • Regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação. Ao usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto. Nestes tempos, e se possível use um balde e no futuro, experimente instalar um sistema de rega “gota a gota”.
  • Reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, que pode consumir até 560 litros de água. Se precisa mesmo, use balde e esponja consumirá só cerca de 50 litros de água.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+