Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo promulga Estatuto do SNS. "É preciso recuperar os anos perdidos"

01 ago, 2022 - 11:55

Presidente da República entende que é através de um estatuto do Serviço Nacional de Saúde que deve começar uma reforma "séria, efetiva e global” do setor.

A+ / A-

Após 48 horas de chegar a Belém, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, esta segunda-feira, o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde com três dúvidas fundamentais, mas sublinhou que se impunha uma rápida promulgação do Decreto-Lei n.º 70/XXIII/2022.

Em comunicado na página da Presidência da República, o chefe de Estado refere que passaram já três anos desde a aprovação da Lei de Bases da Saúde na Assembleia da República e que é preciso “recuperar os anos perdidos” e que é através do estatuto do SNS que “se deve começar qualquer reforma séria, efetiva e global” da Saúde em Portugal.

“Retardar a sua entrada em vigor seria incompreensível para os portugueses”, sublinha.

O Presidente da República espera que o “Governo acelere a sua regulamentação, clarifique o que ficou por clarificar, encontre um enquadramento e estatuto que dê futuro à Direção Executiva e conjugue os seus poderes com o objetivo da descentralização na Saúde”.

Segundo o chefe de Estado, o objetivo é que “se perca uma oportunidade única”.

Quais as dúvidas colocadas?

O tempo. Fica por regulamentar, até seis meses, quase tudo o que é essencial: a própria natureza jurídica do SNS – se tem personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira –; o enquadramento e os poderes da nova Direção Executiva; o regime do pessoal; e as soluções excecionais para as zonas mais carenciadas.

A ideia de Direção Executiva. O Governo escolheu uma solução de compromisso entre o que está e a ideia, mais arrojada, de criar uma entidade pública com efetiva autonomia de gestão, que executasse as linhas políticas governativas, mas não se somasse às estruturas existentes do Ministério da Saúde. O risco é o de comprimir ou esvaziar a Direção Executiva – no fundo, o seu principal responsável – entre o que hoje decide e todas as Unidades que cumpre gerir.

A conjugação entre a centralização na Direção Executiva e a descentralização prometida. Descentralização essa processada com a transferência das Administrações Regionais de Saúde para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em breve, e as eventuais regiões administrativas, mais tarde.

O Conselho de Ministros aprovou em 7 de julho o decreto-lei que aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no desenvolvimento do regime jurídico estabelecido pela Lei de Bases da Saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+