Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lar de idosos em Mafra evacuado devido a incêndio

31 jul, 2022 - 19:30 • Susana Madureira Martins , Inês Rocha

Evacuação é "uma atitude meramente preventiva, não só pelo fogo mas também pelo fumo, que tem na população mais idosa um efeito prejudicial".

A+ / A-

As autoridades evacuaram esta tarde um lar de idosos com 30 pessoas em Mafra, devido ao incêndio que nesta altura mobiliza 362 operacionais, 97 meios terrestres e cinco meios aéreos.

A informação é avançada à Renascença pelo comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que fala de "uma atitude meramente preventiva, não só pelo fogo mas também pelo fumo, que tem na população mais idosa um efeito prejudicial".

Também no concelho de Ourém, distrito de Santarém, o incêndio já levou a algumas evacuações. "Foram evacuados alguns lugares numa atitude preventiva, para que não se registem mais feridos, uma vez que no concelho de Ourém, na primeira hora de incêndio houve registo de dois feridos civis", diz o comandante.

Estes dois feridos, segundo adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém à Lusa, são dois civis que foram assistidos "por ansiedade".

Os incêndios de Mafra e Ourém são os dois a preocupar mais as autoridades este domingo. Segundo o comandante da Proteção Civil, "cada um dos incêndios terá duas frentes ativas, mas estamos a assistir a uma rotação do vento e alguns dos flancos podem tornar-se frentes e as frentes flancos".

Ainda assim, "uma parte signficativa da frente de Ourém atingiu a zona que já tinha ardido no início do mês. Aí a situação ficará resolvida", adianta Paulo Santos.

"O grande problema são as habitações, as aldeias que ficam na zona de influência do incêndio quando começa a deixar a zona de floresta e aproxima-se do interface urbano-rural. Aí sim tem havido alguns constragimentos, situações mais perigosas".

O comandante adianta que as evacuações poderão continuar. "Consoante o comando de operações vai definindo as áreas para onde o incêndio poderá progredir, os serviços vão fazendo as evacuações preventivas, nomeadamente da população mais idosa", explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+