Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios em Leiria. Secretária de Estado nega falhas no SIRESP

30 jul, 2022 - 13:01 • Redação

O Governo insiste que não existiram falhas na rede SIRESP, mas antes uma má utilização dos meios.

A+ / A-

A secretária de Estado da Proteção Civil garante não ter havido falhas no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) durante os incêndios de julho em Leiria. Patrícia Gaspar fala de uma má utilização dos meios.

"Não houve falhas no sistema SIRESP, o que aconteceu - e tive a oportunidade já hoje de explicar – foi um teatro de operações de grande complexidade, com muitos operacionais, em que houve em determinados momentos uma má utilização dos equipamentos de rádio", justificou aos jornalistas no antigo posto fronteiriço de Vilar Formoso, à margem da campanha anual de Segurança Rodoviária "Sécur'été 2022 - Verão em Portugal".

Nestas declarações garantiu que a falha foi detetada e rapidamente corrigida. "Não houve qualquer impacto naquilo que é a conduta das operações", sublinhou a secretária de Estado, negando a existência de qualquer problema estruturante na rede.

"Foi apenas uma questão de má utilização e que foi rapidamente corrigida", insistiu.

Segundo a Secretária de Estado, não está em causa a formação dos bombeiros, pois essa é uma das áreas que tem vindo a ser reforçada depois de 2017. “Houve dois trabalhos no que diz respeito às comunicações: um de robustecimento da rede e também ao nível da formação para a sua utilização.”

“É óbvio que em teatros de maior complexidade há mais pressão, há mais comunicações e há mais probabilidade de haver este tipo de pequenas falhas na utilização dos equipamentos pode acontecer”, lembra em jeito de conclusão.

Na sexta-feira, após a denúncia da Renascença, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) esclareceu que a rede de comunicações SIRESP teve “constrangimentos pontuais” durante os incêndios em Leiria, mas que foram “colmatados” rapidamente.

"No período temporal em que ocorreram três incêndios de grande dimensão no distrito de Leiria, foram reportados à ANEPC constrangimentos pontuais na rede SIRESP, motivados por uma sobrecarga da rede devido a uma deficiente utilização da mesma, e não associados a qualquer problema da estrutura da rede”", podia ler-se.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    31 jul, 2022 Vila POuca de Aguiar 07:04
    Quem mente? Eu acredito nas forças que estão no terreno. Papas e bolos se enganam os tolos!
  • ANTÓNIO GONÇALVES FE
    30 jul, 2022 LINDA-A-VELHA 18:44
    Raramente admitem qualquer falha...nunca falham os outros sim, falham não aprendem e ainda dizem mal...que mal que isto está!!!
  • EU
    30 jul, 2022 PORTUGAL 17:08
    " uma MÁ UTILIZAÇÃO do material " deixou que ardessem MILHARES de hectares de terreno e não SÓ. Pois É Senhora Secretária de Estado, sabe que na NOITE do dia 24 de ABRIL do ANO de 1974, em minutos entramos em ALERTA MÁXIMA, após sabermos que aqui na METRÓPOLE se iria dar início à REVOLUÇÃO do 25 de Abril. Foi em minutos que pusemos o QUARTEL todo SEGURO e isto em SILVA PORTO, capital do BIÉ, em ANGOLA. Eram outros TEMPOS ou OUTROS profissionais? Nessa altura era o MORSE que nos informava dos TEATROS DE OPERAÇÕES. Já disse muita VEZ, fora das VOSSAS Estruturas também há Gente INTELIGENTE.
  • antonio
    30 jul, 2022 Vila Pouca de Aguiar 14:38
    Quem fala verdade, os que no terreno tiveram problemas ou da chefia que analisem dados? Este governo já nos habituou com papas e bolos...

Destaques V+