Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desconvocada greve da próxima semana nos comboios

29 jul, 2022 - 14:32 • Lusa

Sindicato e empresa Infraestruturas de Portugal estão em negociações.

A+ / A-

A greve prevista para segunda, quarta e sexta-feiras da próxima semana na Infraestruturas de Portugal (IP) foi desconvocada, anunciou esta sexta-feira a Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário Português (Aprofer).

“Após uma ronda negocial entre a Aprofer e IP SA, que decorreu ontem [quinta-feira] em Lisboa, e num contexto de responsabilidade social, quer pela nossa parte, quer pelo nosso parceiro de negociação, foi desconvocada a greve de 24 horas que estava prevista para os dias 1, 3 e 5 de agosto de 2022”, avança a associação sindical em comunicado.

A greve abrangia os supervisores de circulação, supervisores do permanente geral de infraestruturas, operadores de circulação e operadores do permanente geral de infraestruturas e, na passada quarta-feira, tinha levado a CP a alertar para a possibilidade de ocorrerem “fortes perturbações” na circulação de comboios.

No comunicado divulgado, a Aprofer clarifica ainda que “não está ligada a nenhuma central sindical”, tendo sido criada “em 2007 por um conjunto de trabalhadores que pertenciam, na altura, ao PCL (posto de comando local) de Campolide e que, mais tarde, com a criação dos CCO (centros de comando operacionais) da Refer, se alargou a nível nacional”.

Atualmente, diz, “representa mais de 70% de trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados”, estando “também representada no Metro do Porto”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+