Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Aveiro pode encerrar unidade Via Verde AVC, alerta Ordem dos Médicos

27 jul, 2022 - 11:51 • Olímpia Mairos com redação

Devido à falta de médicos, as urgências de obstetrícia vão estar encerradas durante todas as noites de agosto.

A+ / A-

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, alerta para a possibilidade de o Hospital de Aveiro vir a encerrar a unidade Via Verde AVC, tudo porque os médicos desta linha estão a ser desviados para o serviço de urgência.

Um dos impactos da deslocalização de médicos para a urgência do hospital de Aveiro é precisamente na medicina interna”, sinaliza Carlos Cortes, indicando que tiveram informação que “há turnos em que existe somente um médico internista de escala”.

A solução encontrada pelo conselho de administração do Hospital de Aveiro para o serviço de urgência é no entender da Ordem dos Médicos “uma má solução”, porque desvia profissionais de outras áreas, nomeadamente da Via Verde AVC”.

“Terá consequências muito, muito gravosas para os doentes que terão de se dirigir para outros hospitais num tempo que é incomportável para poderem ter um tratamento adequado da sua situação emergente”, alerta.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos expressa também preocupação com o fecho das urgências de obstetrícia naquele hospital, considerando tratar-se de uma má decisão que vai prejudicar e muito as grávidas.

“É uma má decisão, infelizmente, devido ao impacto da falta de recursos humanos médicos, e tem um impacto obviamente gravoso para as grávidas que não terão, enfim, o seu hospital habitual para se poderem dirigir e terão que ser encaminhadas para vários outros hospitais circundantes”, adverte.

Devido à falta de médicos, as urgências de obstetrícia vão estar encerradas durante todas as noites de agosto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+