Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente de Cabo Verde inicia esta semana primeira visita de Estado a Portugal

26 jul, 2022 - 14:16 • Lusa

José Maria Neves vai "cumprir intensa agenda de trabalhos" para reforçar laços bilaterais, indica o seu gabinete em comunicado.

A+ / A-

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia na quinta-feira a sua primeira visita de Estado a Portugal, desde que foi eleito, com um encontro com o homólogo português, em Lisboa, anunciou hoje a Presidência cabo-verdiana.

Segundo informação enviada à agência Lusa, a visita, a convite do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai decorrer de 28 a 31 de julho, sendo o chefe de Estado cabo-verdiano acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e das Comunidades, Jorge Santos, bem como pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos, Herménio Fernandes.

“Nesta visita, o chefe de Estado cumprirá uma intensa agenda de trabalhos, tendo em vista o reforço dos laços históricos, políticos, económicos e culturais, bem como de amizade e solidariedade que sustentam a extensa e intensa cooperação existente entre os dois países”, lê-se na informação da Presidência cabo-verdiana.

Na quinta-feira, o Presidente José Maria Neves, eleito em outubro de 2022 e primeiro-ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016, acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho, será recebido no Palácio de Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, num “encontro restrito”, ao que se seguirá uma reunião entre as delegações dos dois países.

Antes, o Presidente cabo-verdiano vai ainda colocar uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, e no mesmo dia será ainda recebido na Assembleia da República, pelo presidente do parlamento, Augusto Santos Silva. Mais tarde, ainda na quinta-feira, segundo a Presidência, José Maria Neves receberá as chaves da cidade de Lisboa, em sessão solene na Câmara Municipal.

O chefe de Estado cabo-verdiano visitará ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, e endereçará uma mensagem ao Comité de Concertação Permanente, que se reunirá em Sessão Extraordinária.

José Maria Neves, juntamente com o Presidente português e o homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, são oradores, no dia 29, no “Diálogo entre Presidentes”, no âmbito da edição de 2022 do Fórum Euroafricano, um diálogo global promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa para estreitar os laços entre a Europa e a África.

Da agenda da visita do Presidente cabo-verdiano contam-se ainda encontros com os presidentes das câmaras municipais portuguesas geminadas com autarquias cabo-verdianas, para além de uma visita ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e à Universidade do Algarve.

“Nesta visita de Estado, o Presidente da República dedica uma parte importante da sua agenda ao seu propósito de uma maior proximidade à vasta Diáspora cabo-verdiana. Neste âmbito, terá um encontro com a comunidade no Algarve/Loulé e na Amadora. Participará ainda nas festividades de Nhu Santiago, em Oeiras”, indica a nota da Presidência.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+