Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Voluntários entre os 14 e os 30 anos vigiam floresta de Castelo Branco

26 jul, 2022 - 09:23 • Lusa

Projeto teve início no dia 18 e estende-se até ao dia 26 de agosto.

A+ / A-

Vinte e quatro voluntários entre os 14 e os 30 anos, estão a vigiar zonas florestais de Castelo Branco, no âmbito de um projeto promovido pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD).

Em comunicado, a ALAD referiu que, ao abrigo do projeto "Nós pelas Florestas!", 24 voluntários, com idades compreendidas entre 14 e 30 anos, maioritariamente descendentes de refugiados e jovens da comunidade migrante, estão empenhados na vigilância das zonas florestais de Castelo Branco.

O projeto teve início no dia 18 e estende-se até ao dia 26 de agosto.

Os jovens garantem a vigilância das zonas florestais do concelho, através de um posto de vigia fixo, situado na zona do castelo.

"Para além de fomentar o sentido de responsabilidade nestes jovens e o sentimento de pertença à comunidade, o principal objetivo deste projeto passa por garantir a vigilância das florestas do território e a preservação ambiental, através da vigilância diária a partir das muralhas do castelo templário da cidade de Castelo Branco".

O projeto contou com uma ação de formação ministrada pela equipa do Comando Distrital na Autoridade de Emergência e Proteção Civil e pela GNR.

O "Nós pelas Florestas!" está inserido no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+