Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboetas com mais de 65 anos já têm transportes públicos gratuitos

25 jul, 2022 - 09:51 • Cristina Nascimento

Jovens até aos 18 anos e estudantes até aos 23 também vão ser abrangidos pela medida, mas só a partir de setembro.

A+ / A-

Os lisboetas com mais de 65 anos têm, a partir desta segunda-feira, transportes públicos gratuitos em Lisboa. A medida destina-se a todos os maiores de 65 com residência fiscal na cidade.

A medida abrange Carris, Metropolitano de Lisboa e CP.

Os jovens até aos 18 anos e os estudantes até aos 23 anos (24 para quem estiver inscrito nos cursos de Medicina e Arquitetura) também vão ser abrangidos pela medida, mas a partir de setembro, sendo que em agosto podem dar início ao pedido do título de transporte.

"Esta medida do Município de Lisboa insere-se nas metas da Sustentabilidade Ambiental, no combate às Alterações Climáticas e na melhoria da Mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável", assegura a autarquia.

Nesta página da Câmara de Lisboa estão disponíveis pormenores sobre a gratuitidade dos transportes públicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria de Lourdes
    22 mai, 2023 Lisboa 14:00
    Cartão
  • Maria Mendes
    24 fev, 2023 Lisboa 09:18
    Não pago o valor mensal por ter mais de 65 mas tenho de pagar 12€ por um cartão que quase de certeza vou ter que adquirir todos os anos. Porquê?
  • EU
    25 jul, 2022 PORTUGAL 14:00
    Tudo que seja positivo, EU digo, ainda bem. Mas vamos lá ver uma coisa. Lisboa ISENTA nos TRANPORTES PÚBLICOS, os Menores e Idosos com de 65 anos, desde que tenham residência FISCAL na Capital. Esta medida acho que seria JUSTA se fosse aplicada no TODO TERRITÓRIO Nacional. Assim, deveria ser tido em conta que a GRANDE MAIORIA das Pessoas em Lisboa, não são residentes na cidade, mas sim no todo Nacional. Isto é. Porque razão EU não sou abrangido por essa medida sempre que VÁ a Lisboa, embora não seja Lisboeta? Explicaria melhor, mas demoraria muito e tornar-me-ia maçador. Digo isto porque como EX COMBATENTE, tenho uns certos BENEFÍCIOS Locais, mas não NOUTROS no todo Nacional. Deixo aqui o REPARO. Um Português, tanto O é em Bragança, como em Sagres.

Destaques V+