Tempo
|
A+ / A-

Aldeias evacuadas e estradas cortadas nos incêndios de Silves e Penacova

25 jul, 2022 - 18:30 • Ricardo Vieira, com Lusa

Mais de 800 operacionais e 16 meios aéreos estão envolvidos nas operações de combate aos dois incêndios.

A+ / A-

O Itinerário Complementar (IC) 1 está cortado ao trânsito entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro), estando a ser retirados habitantes de várias povoações devido ao fogo que lavra em São Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Fonte do Comando Territorial de Faro da GNR disse à Lusa que o corte ao trânsito daquele troço da estrada que liga Lisboa ao Algarve foi feito por prevenção, tendo os condutores como alternativa a autoestrada A2.

O responsável adiantou que quem viaja no sentido Norte/Sul, "pode efetuar o desvio no IP2 em direção a Castro Verde, seguindo depois pela Estrada Nacional 2 em direção ao Algarve".

A aldeia de Azilheira, no concelho de Silves, foi evacuada esta segunda-feira à tarde devido a um incêndio, avança a SIC Notícias.

A combater as chamas estão 351 operacionais, apoiados por seis meios aéreos e 121 viaturas.

O incêndio deflagrou pelas 13h00, na zona de São Marcos da Serra, indica a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O incêndio na zona de São Marcos da Serra "está a evoluir em duas frentes, numa zona de mato e com muitas linhas elétricas de média tensão, o que dificulta a intervenção dos meios aéreos", indica fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Segundo a fonte, "face à progressão das chamas", a Proteção Civil solicitou à GNR a retirada dos habitantes de diversas povoações, nomeadamente, do Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas, na zona de São Marcos da Serra.

"Além do relevo do terreno, os bombeiros debatem-se também com a falta de acessos, o vento e a vegetação em 'stress' [hídrico] devido à seca que tem assolado a região", apontou.

Outro fogo de grandes dimensões lavra em Penacova, no distrito de Coimbra. A estrada nacional 2 está cortada.

Pelas 18h30, dez meios aéreos combatiam este incêndio.

No terreno estavam 487 operacionais e 135 viaturas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+