Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve da Transtejo com adesão de 90% e Soflusa com 50%

22 jul, 2022 - 17:20 • Lusa

Satisfeitos com adesão, sindicatos revelam que já têm pedidos de reunião com a administração para segunda-feira.

A+ / A-

O último dia da greve parcial dos trabalhadores da Transtejo registou, na manhã desta sexta-feira, uma adesão de 90% e a paralisação da Soflusa 50%, disse à Lusa Carlos Costa, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Os trabalhadores da Transtejo iniciaram na segunda-feira um ciclo de greves parciais, de três horas por turno de serviço, que termina hoje, enquanto os trabalhadores da Soflusa iniciaram na terça-feira um ciclo de quatro dias de greve, com paralisação durante todo o período de trabalho, realizada por categorias específicas, consoante os dias.

Ambas têm a mesma administração e asseguram as ligações fluviais entre a margem sul e Lisboa.

Sindicatos satisfeitos com adesão

Em declarações à agência Lusa, Carlos Costa, da Fectrans, referiu que, no último dia de greve, se verificou uma adesão de 90% na greve parcial dos trabalhadores da Transtejo e de 50% na paralisação da Soflusa (administrativos, agentes comerciais, fiscais e auxiliares de terra).

No entanto, o sindicalista ressalvou que em ambas "a eficácia da greve foi de 100%".



Em jeito de balanço, Carlos Costa considerou que a greve parcial na Transtejo "foi muito satisfatória" e que a da Soflusa, "apesar de ter registado um menor nível de adesão", "esteve a bom nível".

Já há pedidos de reunião com administração

"Já temos pedidos de reunião com a administração para segunda-feira. A adesão a estas ações de luta dão-nos esperança de que haja abertura para uma negociação", apontou.

De acordo com a Fectrans, os trabalhadores exigem o aumento dos salários e medidas que combatam a degradação do serviço público, devido à falta de trabalhadores e ao envelhecimento da frota.

Atualmente, adianta a estrutura sindical, a Transtejo já tem navios novos (do concurso de navios elétricos), mas por falta de baterias os mesmos estão imobilizados.


Por outro lado, por falta de trabalhadores, "há recurso a imensas horas extraordinárias, havendo trabalhadores com horários de 16 horas por dia".

Números da empresa não coincidem com os dos sindicatos

Já fonte da empresa indicou à Lusa que a greve dos trabalhadores da Transtejo registou, nesta manhã, uma adesão de 72% e a paralisação da Soflusa 19%.

Desde o início do ano, mais de mil circulações não foram efetuadas.

A Transtejo é responsável pela ligação do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro, também no distrito de Setúbal, e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+