Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo avalia situação de seca

22 jul, 2022 - 04:35 • Lusa

Segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este ano é o mais seco de que há registo.

A+ / A-

Os ministros do Ambiente e da Agricultura, Duarte Cordeiro e Maria do Céu Antunes, presidem à 10.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), numa altura em que o todo o território continental está em seca severa ou extrema.

A última reunião CPPMAES realizou-se a 21 de junho, quando foram anunciadas campanhas de promoção do uso eficiente da água a partir deste mês, e decididas novas medidas para fazer face à seca, quando 34% do continente estava em seca severa e 66% em seca extrema.

Em fevereiro, já tinham sido tomadas 50 medidas para fazer face à seca, que foram complementadas com mais 28 na reunião de junho, entre condicionamentos de uso de água e soluções para disponibilizar água em territórios mais afetados.

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+