Tempo
|
A+ / A-

Fogo em Lamego dominado e em fase de rescaldo

22 jul, 2022 - 05:30 • Redação com Lusa

A Proteção Civil avisa ainda para o perigo de incêndio rural de "nível muito elevado a máximo em grande parte do território", para as próximas 48 horas.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou na quinta-feira no concelho de Lamego, distrito de Viseu, "está dominado" e entrou em fase de resolução e rescaldo, disse à Lusa fonte da proteção civil.

"Não está ainda em fase de vigilância. O rescaldo vai ser muito demorado, porque é um incêndio de grandes dimensões", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, pelas 04h40.

A essa hora, estavam no local 156 operacionais, com o apoio de 42 meios terrestres.

O incêndio começou perto das 18h00 de quinta-feira em Meijinhos, concelho de Lamego.

Em Cortinhas (Murça), no distrito de Vila Real, o fogo que começou domingo encontra-se já em fase de conclusão, tendo, ao longo de quatro dias, atingido mais de 10.000 hectares em três concelhos, segundo as autoridades, mantendo-se no local 466 operacionais apoiados por 145 viaturas.

A situação de alerta devido aos incêndios florestais terminou às 23h59 de quinta-feira, anunciou o ministro da Administração Interna que explicou que a partir de agora as restrições passam a ter um caráter regional e de acordo com a classificação de perigo de incêndio rural.

De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desde o dia 08, foram afetadas pelos incêndios 60 habitações e foram deslocadas de suas casas 1.067 pessoas.

A Proteção Civil avisa ainda para o perigo de incêndio rural de "nível muito elevado a máximo em grande parte do território", para as próximas 48 horas.

Num comunicado enviado às redações, lê-se que o aviso fica a dever-se às previsões meteorológicas de tempo seco e humidade relativa baixa, para além da previsão de intensificação do vento no domingo, condições que dificultam o combate aos incêndios rurais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+