Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reacendimento do incêndio de Murça obriga à mobilização de nove meios aéreos

21 jul, 2022 - 16:15 • Redação com Lusa

Fogo que lavra desde dia 17 chegou a entrar em fase de conclusão, mas sofreu uma reativação.

A+ / A-

O incêndio de Murça, no distrito de Vila Real, sofreu esta quinta-feira uma reativação, avança à Renascença Miguel Oliveira, da Proteção Civil.

"O que houve foi uma reativação do incêndio de Cortinhas, em Murça, que apanha os concelhos de Valpaços e de Carrazeda. Estão a ser recolocados meios terrestres e foram moblizados meios aéreos para tentar resolver a situação", explica o comandante, que, acrescentou, não ter indicação de casas em risco.

Segundo a página da Proteção Civil, estão no combate a este fogo 700 operacionais, apoiados por 227 viaturas e nove meios aéreo.

O incêndio chegou a entrar, esta quinta-feira, em fase de conclusão, apesar de continuar a mobilizar o maior número de meios no país, de acordo com a Proteção Civil.

O fogo deflagrou na tarde de domingo. Dois dias depois, na terça-feira, o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, estimava que as chamas tinham consumido entre 10.000 e 12.000 hectares nos três concelhos atingidos.

O fogo colocou aldeias em perigo e foi necessário proceder a evacuações preventivas. Populares maioritariamente idosos foram retirados e pernoitaram na residência de estudantes, no pavilhão desportivo ou em casa de familiares.

Foi a fugir desta ocorrência que morreu um casal com mais de 70 anos. As vítimas seguiam de carro e despistaram-se.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+