Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Amolador de tesouras detido por suspeita de incêndio na Guarda

20 jul, 2022 - 12:25 • Lusa

“O suspeito, aparentemente motivado por incendiarismo, terá ateado os incêndios recorrendo a chama direta, fazendo uso de isqueiro", indica PJ em comunicado.

A+ / A-

Um homem de 56 anos, amola tesouras de profissão, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita da autoria de um crime de incêndio florestal, ocorrido na segunda-feira no concelho da Guarda.

Em comunicado, a PJ explicou que o Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, “no desenvolvimento de diligências de investigação, procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de [um] homem com cerca de 56 anos de idade, suspeito da autoria de um crime de incêndio florestal”, ocorrido na segunda-feira, pelas 14:30, na área da freguesia da Guarda.

“O suspeito, aparentemente motivado por incendiarismo, terá ateado os incêndios recorrendo a chama direta, fazendo uso de isqueiro, colocando fogo, em vários pontos, próximos, em vegetação, em espaço de uma quinta agrícola, os últimos dos quais quando os meios de combate ao incêndio já se encontravam no local a combater o primeiro foco”, destacou a PJ em comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, “o incêndio em questão, que mobilizou elevados meios no seu combate (aéreos, veículos terrestres e profissionais) destruiu vasta mancha florestal (cerca de 500 hectares), barracões, atingindo também algumas habitações, viaturas e outros bens alheios de valor patrimonial consideravelmente elevado, assim como colocou em risco a integridade física e a vida de terceiros”.

O detido, que exerce a atividade de amola tesouras, sem residência fixa, tem “declaração de contumácia pendente” e antecedentes criminais, segundo a PJ.

O suspeito vai ser presente às competentes autoridades judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório de arguido detido, e com vista à aplicação das necessárias e adequadas medidas de coação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+