Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Maria de Lourdes Modesto, "a diva da cozinha portuguesa"

19 jul, 2022 - 16:54 • Ricardo Vieira

Maria de Lourdes Modesto enriqueceu a cultura gastronómica dos portugueses através dos seus livros de culinária e dos programas de televisão.

A+ / A-

Morreu Maria de Lourdes Modesto, avança o jornal "Público". A famosa cozinheira tinha 92 anos.

A autora de "Cozinha Tradicional Portuguesa" - o livro de culinária mais vendido em Portugal - estava hospitalizada há vários dias.

Conhecida como "A diva da gastronomia portuguesa", Maria de Lourdes Modesto nasceu em 1930, em Beja, e estreou-se na televisão em 1958, quando a então professora de Trabalhos Manuais foi convidada pela RTP para apresentar um programa cultural.

Ao longo de 12 anos, apresentou na estação pública o pioneiro e mais popular programa culinário do país.

Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, com destaque para o já mencionado "Cozinha Tradicional Portuguesa", "Grande Enciclopédia da Cozinha" e "Receitas Escolhidas".

Popular entre o grande público, em junho de 2004 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito, pelo Presidente Jorge Sampaio.

Conhecida como "A Diva da Gastronomia Portuguesa", o jornal norte-americano "The New York Times" chamou-lhe "Portugal's Julia Child", numa referência à famosa cozinheira americana, Miguel Esteves Cardoso apelidou-a de "uma das três grandes génios nascidas no século XX" e José Quitério chamou-lhe "Guardiã do Fogo".

Marcelo elogia comunicadora, simpática e popular

O Presidente da República já lamentou a morte de Maria de Lourdes Modesto, "que durante anos se tornou numa figura muito simpática e popular da nossa televisão, através do programa de culinária que apresentava e que, em vários aspetos, era inovador para a época".

Numa mensagem publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa recorda Galardoada que Maria de Lourdes Modesto "foi também autora e tradutora de livros de referência na arte culinária, recolhendo receitas e inovando noutras".

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa "lembra com saudade esta grande comunicadora, apresentando à família sinceras condolências".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    19 jul, 2022 Palmela 23:02
    Pensava que ja tivesse morrido"afinal nao !

Destaques V+