Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Calor e risco de incêndio voltam a aumentar. "Não é altura de baixar a guarda"

19 jul, 2022 - 18:46 • Pedro Mesquita

Climatologista Carlos da Câmara refere que as zonas de Covilhã, Guarda e Algarve estarão em maior perigo já a partir de quinta-feira. Professor Francisco Rego lamenta a "falta de concretização" do Governo para resolver o problema estrutural dos incêndios.

A+ / A-

A partir de quinta-feira, as temperaturas voltam a aumentar e o risco de incêndio voltará a ser elevado, sobretudo no interior e no Algarve. À Renascença, o climatologista Carlos da Câmara diz que “não é altura para os bombeiros, nem as populações baixarem a guarda”.

“Vem aí novo calor e é importante perceber que a vaga de calor que nos assolou nos últimos dias está integrada num sistema de muito maiores dimensões, que acabou por afetar Espanha, França e o Reino Unido que registou temperaturas recorde”, diz Carlos da Câmara.

OuvirPausa
"Não é altura de baixar a guarda", diz Carlos da Câmara

Esclarecendo que não é razão para dramatizar, avança que, a partir do dia 21 de julho, as temperaturas nas zonas do interior do país e do Algarve vão voltar a subir e os níveis de humidade vão baixar, fazendo com que o perigo meteorológico de incêndio aumente.

O climatologista refere que as zonas de Covilhã, Guarda e Algarve estarão em maior perigo já a partir de quinta-feira, com o risco de incêndio a ser elevado em todo o interior do país a partir do fim de semana.

O incêndio em Murça, no distrito de Vila Real, onde já morreram duas pessoas, teve início no domingo e continua a ser o mais preocupante no país neste momento. Segundo a página da Proteção Civil, pelas 17h30, estavam no local 808 operacionais, apoiados por 270 meios terrestres e sete meios aéreos.

Diagnóstico está feito, mas falta resolver problema estrutural

Nos últimos dias, o primeiro-ministro, António Costa, referiu-se aos incêndios como um problema estrutural, num país com uma grande mancha florestal que está abandonada.

O diagnóstico existe há muito, desde pelo menos 2003, segundo diz à Renascença o professor Francisco Rego. Está a falhar a concretização para tomar “decisões conjunturais”, como a contratualização da alteração de paisagem com proprietários florestais e agrupamentos de baldios, sublinha o antigo presidente do Observatório Técnico Independente dos Incêndios.

“Quando houve projetos de interesse nacional, ainda na altura do primeiro Governo de José Sócrates, houve a indicação de que existiam 700 milhões de euros para fazer o cadastro da situação. Uns meses depois, a indicação passou a ser de que haviam 70 milhões de euros. Um ano depois, havia sete milhões de euros. Finalmente encomendou-se um estudo para se perceber como é que se poderia fazer o cadastro sem gastar dinheiro do erário público”, afirma o antigo presidente do Observatório Técnico Independente dos Incêndios, criado pelo Parlamento.

OuvirPausa
PRR pode ser oportunidade para resolver problema estrutural, diz Francisco Rego

Para Francisco Rego, os milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) podem ajudar a dar uma resposta “musculada”.

O Governo ainda está a tempo de resolver este problema estrutural, diz o especialista, apontando à estratégia definida e reapreciada em 2015, e que tem sido “esquecida” pelos últimos governos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+