Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Nunca tantos jovens foram convocados para o Dia da Defesa Nacional

15 jul, 2022 - 06:15 • Liliana Monteiro

165 mil é o número mais elevado de sempre de convocados para um dia que se pretende de sensibilização, conhecimento e contacto com a Defesa Nacional e os ramos militares.

A+ / A-

Um total de 165 mil jovens, com 18 anos, foram convocados para o Dia da Defesa que se assinala esta sexta-feira.

De acordo com o Ministério da Defesa, “o número de participantes a nível nacional será o mais elevado de sempre em virtude da inclusão de 54 mil rapazes e raparigas que não puderam participar no ano anterior devido às restrições impostas pela Covid-19”.

O Dia da Defesa Nacional, instituído em 2004, decorre ao longo do ano em mais de 30 localizações no continente e ilhas.

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, vai estar no Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga, segue depois para o Porto onde visita o Complexo Social Nossa Senhora da Paz, da Liga dos Combatentes, e termina em Vila Nova de Gaia com uma visita ao Centro de Reabilitação Profissional.

A ministra defendeu já publicamente, e no início do mandato, que “não tem sentido reinstituir o serviço militar obrigatório”, porque “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas, que precisam de “militares qualificados”, com “tecnicidade”.

Helena Carreiras considera importante “discutir modalidades de envolvimento” dos jovens na Defesa.

Um estudo do ano passado ouviu participantes no Dia da Defesa Nacional e as conclusões mostraram que as Forças Armadas são, a seguir aos bombeiros, a instituição que maior confiança merece dos jovens portugueses: 90% deposita muita ou total confiança na instituição.

Mais de 70% dos participantes afirmaram que gostariam de assistir a treinos militares.

Mais de metade demonstrou interesse em passar uma semana numa unidade das Forças Armadas.

Quase 35% defendiam mais informação no universo escolar sobre as Forças Armadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+