Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Câmara de Leiria faz levantamento dos danos "quilómetro a quilómetro"

15 jul, 2022 - 10:54 • Lusa

Autarca apontou uma área ardida estimada na ordem dos 3.500 hectares e revela que vai ser mantido um dispositivo em todo o perímetro, "em ações de consolidação de rescaldo e vigilância ativa".

A+ / A-

A Câmara de Leiria está a fazer o levantamento dos danos provocados pelos incêndios que atingiram o concelho nos últimos dias, disse o vereador da Proteção Civil, que revelou não haver, para já, pedidos de apoio.

"Até agora, de forma objetiva e concreta, ainda não tivemos pedidos de apoio ao município, sendo certo que estamos já a proceder a esse levantamento [danos], quer da sinalização rodoviária e outras [estruturas] que foram danificadas, para repor o mais rápido possível", afirmou Luís Lopes à agência Lusa.

Segundo o vereador, esse levantamento no terreno será feito "quilómetro a quilómetro", também para perceber "se há ou não essa necessidade de apoios específicos e para que fim", já que o município está disponível caso seja necessário.

O incêndio deflagrou pelas 12h00 de terça-feira, foi considerado em resolução na madrugada de quinta-feira, mas tornou a ficar ativo nesse dia e, posteriormente, dominado. Este fogo começou na Caranguejeira e atingiu as uniões de freguesias de Colmeias e Memória, e Souto da Carpalhosa e Ortigosa, além de Milagres e Boa Vista.

O autarca reconheceu que a situação está mais calma do que nos últimos dias. "Registamos menos reativações em todo o perímetro e, além disso, durante a noite tivemos uma entrada de humidade considerável, quase nos 100%, até com alguma neblina e nevoeiro, o que é extremamente benéfico, porque acaba por baixar também a temperatura dos combustíveis", explicou.

Segundo Luís Lopes, vai ser mantido um dispositivo em todo o perímetro, "em ações de consolidação de rescaldo e vigilância ativa, e também a circular em toda a área, para eventuais reativações".

"Mantemo-nos atentos durante o dia, apesar de a temperatura ter baixado e a máxima de hoje fixar-se à volta dos 30, 31 graus", assegurou, considerando ainda ser "importante que todos se mantenham atentos e em alerta para eventuais novas ignições e, preferencialmente, que evitem comportamentos de risco".

De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência Médica, às 10h30 estavam no terreno 215 operacionais, apoiados por 62 viaturas.

Quanto ao balanço, ainda que provisório, Luís Lopes apontou uma área ardida estimada na ordem dos 3.500 hectares e, quanto a danos reportados, mantém-se o registo de "anexos e algumas habitações devolutas".

"Não há, efetivamente, primeiras habitações ou segundas que tenham sido danificadas", garantiu.

Quanto a infraestruturas, já foram repostas eletricidade, comunicações e água "praticamente em todos os locais", incluindo no lugar de Feijão, na União de Freguesias de Colmeias e Memória, neste caso com recurso a veículos tanque de transporte de água.

"O mais importante em termos deste primeiro balanço é que não houve feridos graves a registar, não houve vítimas mortais, nem danos substanciais em termos de infraestruturas, sendo certo que a área florestal, essa, sim, foi perdida em todo este espaço", adiantou.

Portugal Continental está em situação de contingência até domingo devido às previsões meteorológicas, com temperaturas muito elevadas em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+