Tempo
|
A+ / A-

Idade da reforma deve voltar a cair pelo segundo ano

15 jul, 2022 - 09:34 • Olímpia Mairos

Se a esperança média de vida aos 65 anos, recuar um mês, no triénio que termina este ano, a idade da reforma a aplicar em 2024 deve fixar-se nos 66 anos e três meses.

A+ / A-

A pandemia deverá fazer baixar novamente a idade normal de acesso à pensão de reforma.

O Jornal Económico avança esta sexta-feira que caso a esperança média de vida aos 65 encolha um mês no triénio que finda este ano, a idade da reforma que será aplicada em 2024 diminuirá face à idade de acesso à pensão em 2023.

No próximo ano a idade da reforma será de 66 anos e quatro meses, menos três meses do que a idade da reforma em vigor.

Segundo os especialistas ouvidos pelo jornal, a esperança média de vida aos 65 anos deverá recuar, sendo “provável” e “aceitável” que a idade da reforma volte a cair.

Se a esperança média de vida aos 65 anos, recuar um mês, no triénio que termina este ano, a idade da reforma a aplicar em 2024 deve fixar-se nos 66 anos e três meses.

Só em junho de 2022, registaram-se 10.215 mortes em Portugal. Pelo menos desde 1980 que não morriam tantos portugueses num mês de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+