Tempo
|
A+ / A-

"Grande consternação". Marcelo e Costa lamentam morte de piloto em combate a incêndio

15 jul, 2022 - 21:39 • Ricardo Vieira com Raul Santos, Susana Madureira Martins e Lusa

Piloto de nacionalidade portuguesa faleceu na queda de um avião FireBoss, na zona de Vila Nova de Foz Côa. "É uma perda que choca a todos”, afirma o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República e o primeiro-ministro lamentam a morte de um piloto português na queda de um avião de combate a incêndios, esta sexta-feira, em Vila Nova de Foz Côa.

“É uma notícia muito muito triste. Era alguém ainda relativamente jovem, tinha servido a Força Aérea. Estava no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. É uma perda que choca a todos”, declarou o Presidente da República, à CMTV.

O Presidente da República apresenta as condolências à família e diz que vai estar presente no funeral.

Marcelo Rebelo de Sousa elogia o trabalho de todos os operacionais envolvidos no combate aos incêndios.

“São heróis e não se imagina às condições em que têm de atuar, muitas vezes imprevisíveis, durante dias e dias”, sublinha.

O primeiro-ministro, António Costa, lamentou, através da rede social Twitter, a morte do piloto do avião de combate a incêndios que se despenhou esta sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa.

António Costa envia “as mais sentidas condolências” à família e amigos.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do falecimento do piloto que operava uma aeronave que caiu esta tarde no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. Endereço as mais sentidas condolências à família e amigos", escreve Costa.

António Costa aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos operacionais que estão no terreno, transmitindo a sua “solidariedade e agradecimento” pelo “empenho e dedicação”.

MAI: "Momento de profunda consternação nacional"

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, também já endereçou, em comunicado, “as mais sentidas condolências à família do comandante-piloto”.

Posteriormente, em declarações à Renascença, José Luís Carneiro falou de "um momento de profunda consternação nacional", uma vez que "alguém perdeu a vida ao serviço do país".

O ministro deu conta que falou com um amigo próximo da vítima, tendo aproveitado o momento para transmitir condolências, mas também "para manifestar toda a disponibilidade para aquilo em que pudermos ser utéis".

O ministro manifestou também "solidariedade a todos aqueles que dão tudo do seu brio profissional" no combate aos incêndios.

Luís Montenegro: "Injustiça que nos choca

O presidente do PSD, Luís Montenegro, também já lamentou a morte do piloto do avião de combate a incêndios em Vila Nova de Foz Côa, dizendo ser “uma injustiça” que “choca profundamente”.

“Perder a vida a cumprir a missão de proteger pessoas e bens, enfrentando riscos individuais a favor de todos nós, é uma injustiça que nos choca profundamente”, escreveu no Twitter o líder social-democrata.

Montenegro endereçou ainda as “muito sentidas condolências à família do piloto que hoje faleceu a combater este flagelo que são os incêndios”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    16 jul, 2022 PORTUGAL 13:57
    As férias são sempre necessárias. Há dias de férias em qualquer altura do ano. Mas quando Alguém goza férias, os serviços devem ficar assegurados, ou seja SEGUROS. Ultimamente não tenho tido grande vontade de participar neste ESPAÇO RR, pois acho que aquilo que digo não é PUBLICITADO no tempo útil. Mas, como disse há uns dias, não consigo ficar calado quando vejo que as COISAS não são PURAS. Não adianta LAMENTAR. É preciso PREVENIR e prevenir é tomar as medidas necessárias e OBRIGATÓRIAS para que o mal não aconteça. É " IRRACIONAL " o pensamento e o discurso dos que GEREM o destino deste País. Não lamente, Senhor Presidente da República. Não lamente, Senhor Primeiro Ministro. Só um INGÉNUO é que não " QUER " ver o que se está a passar neste País. Não lamente, pois o lamento é pior do que a dor da perda de um Jovem que nada fez para ficar lá. Só os INSENSÍVEIS é que lamentam e pior do que o lamento é o que julgam transmitir sem sensibilidade. Repito, o que se está a passar neste País é PREVISÍVEL e do CONHECIMENTO de muitos. Há mais de SESSENTA ANOS, pois antes desses anos não me lembro, que CONVIVO com áreas florestais. Essas áreas são de mato grosso e de grande matéria organica COMBUSTÍVEL e nunca arderam. É verdade, SESSENTA ANOS. Assim, porque razão NASCEM incêndios em HORA NOTURNA? É essa e não o lamento a REFLEXÃO que os Senhores TÊM A OBRIGAÇÃO DE FAZER. Já aqui RR disse MUITA COISA, mas chego à conclusão que VALE MAIS ESTAR CALADO. Não consigo, pois sou Humano.

Destaques V+