Tempo
|
A+ / A-

Estão a nascer mais bebés em Portugal

15 jul, 2022 - 07:56 • Olímpia Mairos

Segundo dados do Instituto Ricardo Jorge (INSA), estão a nascer em média mais nove crianças por dia do que no ano passado.

A+ / A-

Depois da queda histórica da natalidade no ano passado, no 1.º semestre deste ano foram rastreados 39.397 recém-nascidos com o teste do pezinho. São mais 1.722 bebés do que no mesmo período de 2021.

Segundo o Jornal Público, que cita dados do Instituto Ricardo Jorge (INSA), estão a nascer em média mais nove crianças por dia do que no ano passado.

Nos primeiros seis meses deste ano, Lisboa foi o distrito que mais “testes do pezinho” realizou (11.731), seguido do Porto (7251), Setúbal (3071) e Braga (2958).

No fim desta lista aparecem os distritos de Bragança (266), Guarda (280) e Portalegre (284).

Estima-se que a manter-se a tendência de aumento, o total de nascimentos deverá voltar a ultrapassar os 80 mil, depois de em 2021 ter ficado nos 79.692.

O “teste do pezinho” cobre a quase totalidade de nascimentos no país e é um indicador fiável da natalidade. Os dados dos exames feitos aos recém-nascidos, no âmbito do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, é coordenado pelo INSA através da Unidade de Rastreio Neonatal do Departamento de Genética.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+