Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alegados incendiários detidos em Penafiel e Aveiro

15 jul, 2022 - 14:05 • Ricardo Vieira, com Lusa

As detenções ocorreram fora de flagrante delito, no âmbito de uma investigação a crime de incêndio florestal.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira a detenção de dois homens suspeitos de atear fotos nas zonas de Penafiel e Aveiro.

A PJ deteve um homem de 19 anos "fortemente indiciado" pela prática de um incêndio florestal em Lagares, Penafiel, no distrito do Porto, informou hoje a autoridade.

A detenção ocorreu fora de flagrante delito, no âmbito de uma investigação a crime de incêndio florestal, realizada em colaboração com a GNR.

"O incêndio terá sido provocado com recurso a isqueiro, tendo posto em perigo uma mancha florestal considerável, apenas não atingindo maiores proporções pela rápida intervenção dos bombeiros, que se encontravam em trabalhos de rescaldo de um outro incêndio de maiores dimensões ocorrido anteriormente", refere a PJ, em comunicado.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Incendiário detido em Ponte de Vagos

A Polícia Judiciária de Aveiro anunciou hoje a detenção de um suspeito de incêndio ocorrido ao final da tarde de 7 de julho na localidade de Ponte de Vagos.

O homem, de 59 anos, foi detido na quarta-feira.

"O modus operandi consistiu no recurso a chama direta para ignição, em zona de extensa mancha florestal provocando um incêndio que devastou mais de 2 hectares de área florestal, para além de anexos de uma habitação", adianta a PJ, em comunicado.

"Não foi possível determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação, para além de um quadro grave de alcoolismo", sublinha a Judiciária.

O suspeito vai ser ouvido por um juiz da comarca de Aveiro para ficar a conhecer as medidas de coação.

[notícia atualizada às 14h59]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+