Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo mantém situação de contingência até domingo

14 jul, 2022 - 20:14 • João Malheiro

O ministro da Administração Interna diz que a manutenção prolongada das temperaturas elevadas e dos níveis baixos de humidade são fatores que justificam esta decisão.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna confirmou que a situação de contingência vai prolongar-se até às 23h59 deste domingo.

José Luís Carneiro explica que é "um dever manter o mesmo grau de responsabilidade".

O governante diz que a manutenção prolongada das temperaturas elevadas e dos níveis baixos de humidade são fatores que justificam esta decisão.

O ministro adiantou ainda que no domingo de manhã, após a reunião da ANEPC para fazer atualização de dados e uma avaliação do ponto de situação, que deve começar pelas 10h30, acontece uma reunião dos membros do Governo "para avaliar se o nível de contingência se deve manter para além de domingo ou se deve recuar no estado de alerta".

Mais de 2.400 bombeiros combatiam às 18h00 desta quinta-feira os 26 fogos ativos no país, com mais de mil operacionais concentrados no distrito de Leiria, segundo a Proteção Civil.

Entre 7 e 13 de julho, Portugal registou um excesso de mortalidade que correspondeu a um total de 238 óbitos, segundo indica a Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado.

A DGS alerta que as elevadas temperaturas que se têm registado na última semana "têm um potencial impacto conhecido na saúde, como consequência de desidratação ou de descompensação de doenças crónicas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+