Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Onda de calor

Évora com "inédita" sequência de sete dias acima dos 40 graus

14 jul, 2022 - 16:41 • Pedro Mesquita

Dados avançados pelo professor Rui Salgado. Investigador da Universidade de Évora para a meteorologia dos fogos considera que um período tão longo de altas temperaturas está, sem dúvida, relacionado com as alterações climáticas.

A+ / A-
Rui Salgado. Onda de calor inédita acima dos 40 graus em Évora

O país continua no vermelho, com temperaturas particularmente elevadas. Em Évora, por exemplo, o mercúrio atingiu nos últimos dias os 41 graus, às 17h00.

Como explica à Renascença o professor Rui Salgado, investigador da Universidade de Évora para a meteorologia dos fogos, não se trata da onda de calor mais longa na cidade, nem foi batida ainda, este ano, a temperatura mais elevada.

No entanto, nunca antes existiu uma sequência tão longa de dias com temperaturas acima de 40 graus, em Évora, segundo Rui Salgado. “É inédito”, reforça.

“Já vamos sete dias acima dos 40 graus e nos nossos registos da Universidade não temos nenhum período de sete dias sucessivos com temperaturas superiores a 40 graus e é muito provável, segundo as previsões meteorológicas, que tenhamos mais outros três dias acima dos 40 graus”, explica o investigador.

Rui Salgado considera que um período tão longo de altas temperaturas está, sem dúvida, relacionado com as alterações climáticas.

“Uma sequência de dias acima dos 40 graus é muito mais provável agora do que no século passado. Obviamente que uma situação destas poderia ter ocorrido também anteriormente, mas não temos hoje nenhuma dúvida que este tipo de fenómenos vão ocorrer com muito mais frequência agora e no futuro do que acontecia no passado”, afirma o investigador da Universidade de Évora para a meteorologia dos fogos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+