Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Termómetros sobem ao terceiro dia de situação de contingência

13 jul, 2022 - 03:38 • Lusa

As previsões meteorológicas apontam para temperaturas muito altas, acima dos 44ºC. O IPMA coloca quase todo o território em aviso vermelho.

A+ / A-

Esta quarta-feira é o terceiro dia de situação de contingência em Portugal devido ao agravamento do risco de incêndio e às previsões de tempo quente, com previsões meteorológicas que apontam para temperaturas muito altas, acima dos 44ºC.

Quase todos os distritos de Portugal Continental vão estar esta quarta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, à exceção de Viana do Castelo e Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Santarém, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre já estão desde esta terça-feira sob aviso vermelho, emitido pelo IPMA devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Subsistem previsões de temperaturas a rondar os 45º Célsius para Santarém e os 44º em Évora, por exemplo. Para a Golegã, distrito de Santarém, a previsão é de 46ºC.

Na terça-feira, os maiores incêndios concentraram-se na região centro do país, Alvaiázere (distrito de Leiria) e Ourém (distrito de Santarém).

A meio da tarde, os quatro incêndios nos distritos de Santarém e de Leiria mobilizaram mais de 1.100 operacionais, cerca de 320 viaturas e 13 meios aéreos, segundo a Proteção Civil. Dois desses incêndios começaram na semana passada e chegaram a ser dados como “em conclusão”.

Cerca de 300 pessoas foram retiradas da freguesia de Freixianda, concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na passada quinta-feira neste município do distrito de Santarém, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Às 23h55, no “site” da Proteção Civil havia registo de 19 incêndios em curso, quatro em resolução e de 45 em fase de conclusão. Estes fogos estão a ser combatidos por um total de 2.400 bombeiros, apoiados por 714 veículos.

Portugal está desde segunda-feira em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.

A situação de contingência, segundo o Governo, implica “o imediato acionamento de todos os planos de emergência e proteção civil nos diferentes níveis territoriais”, a passagem ao estado de alerta especial de nível vermelho do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), para todos os distritos, com mobilização de todos os meios disponíveis, e “o reforço do dispositivo dos corpos de bombeiros com a contratualização de até 100 novas equipas, mediante a disponibilidade dos corpos de bombeiros”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+