Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Dois aviões Canadair de Itália chegam hoje a Portugal

13 jul, 2022 - 15:25 • Lusa

Outros dois de França devem chegar nos próximos dias.

A+ / A-

Dois aviões pesados anfíbios Canadair de Itália chegam hoje à tarde a Portugal para apoiar o combate aos incêndios florestais e outros dois de França devem chegar nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, avançou à Lusa que estes quatro Canadair são disponibilizados no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que foi acionado por Portugal no domingo.

Segundo o comandante nacional, os aviões italianos chegam durante a tarde de hoje, mas para já desconhece-se a data de chegada dos Canadair franceses.

O mesmo responsável disse também que os dois aviões pesados anfíbios espanhóis que estavam no país para apoiar o combate aos incêndios no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil deixaram Portugal na segunda-feira devido aos fogos que também se registam em Espanha.

André Fernandes afirmou ainda que os Canadair não vêm com a missão de combater um incêndio específico, tendo sido acionado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil "numa perspetiva preventiva".

No âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) estão disponíveis 60 meios aéreos, dois dos quais são pesados anfíbios.

O país está desde segunda-feira em situação de contingência devido ao risco elevado de incêndio, que se vai manter até às 23:59 horas de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.

A situação de contingência, que corresponde ao segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, é declarado quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou medidas especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+