Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Canadair faz amaragem devido a avaria no motor

13 jul, 2022 - 19:54 • Lusa

Não foram registados danos nem vítimas. Incidente aconteceu em em Ferreira do Zêzere.

A+ / A-

Um dos aviões que estava a combater incêndios no distrito de Leiria amarou hoje no Lago Azul, em Ferreira do Zêzere (Santarém), devido a uma avaria no motor esquerdo, disse fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, a avaria no motor da asa esquerda levou o Canadair a amarar, cerca das 17:40, no lago, não se registando danos nem vítimas.

O avião vai ser rebocado para a margem por botes das corporações de bombeiros que já se encontram no local, adiantou.

Mais de 2.600 bombeiros combatiam hoje, pelas 17:30, 26 incêndios, com o apoio de quase 800 viaturas e 30 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com os dados disponíveis no "site" da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desses operacionais, mais de 1.400 estavam concentrados em quatro grandes fogos, nos distritos de Setúbal, Leiria e Faro.

Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A maioria dos distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+