Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leiria

Incêndio da Caranguejeira praticamente dominado

13 jul, 2022 - 12:13 • Celso Paiva Sol , Olímpia Mairos

Todas as pessoas retiradas de casa na terça-feira, já regressaram em segurança às habitações.

A+ / A-

A Proteção Civil acredita que o incêndio da Caranguejeira, no concelho de Leiria, poderá ser dado como dominado muito em breve. Este é o incendio que começou - faz agora 24 horas - e que se transformou no maior, e mais perigoso da tarde de terça-feira.

Foi sobretudo por causa deste incêndio que a A1, o IC8 e o IC2 estiveram cortados, e foi também esta ocorrência que ameaçou mais casas, e que deu origem ao maior número de evacuações.

À Renascença, o 2.º comandante distrital de Castelo Branco, Amândio Nunes, que está a liderar o combate a este incêndio, adianta que as condições estão mais favoráveis.

“Tudo correu muito favoravelmente. Podemos começar a afirmar que estamos a entrar no domínio deste incêndio. Penso que dentro de breves momentos, podemos dar o incêndio como dominado, apesar deste vento que está a se levantar neste momento e que vai trazer aqui algumas dificuldades naquilo que se refere à consolidação do rescaldo”, diz.

O responsável admite que ainda há “alguns pontos quentes”, mas destaca que todo o perímetro de incêndio está com meios operacionais no terreno.

Expectativas que resultam do voo de reconhecimento que fez a meio da manhã num helicóptero da Força Aérea, e que levam Amândio Nunes a dizer que, apesar do cansaço do dispositivo, tudo parece encaminhar-se para um final positivo.

“Há diversas contingências do distrito de Leiria estar a sofrer esta vaga enorme de incêndios e os operacionais também já mostraram algum cansaço, já mostram algum desespero até, mas de facto estão aqui de pedra e cal, estão a dar tudo o que têm e o que não têm e estão a fazer um trabalho bastante profícuo e penso que vai correr bem”, destaca.

Nestas declarações em Boa Vista, onde está o posto de comando do incêndio, o responsável da Autoridade Nacional de Proteção Civil revela que todas as pessoas retiradas de casa na terça-feira, já regressaram.

“Essas pessoas já todas regressaram às suas habitações, todas em segurança. Não existe qualquer pessoa neste momento deslocada”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+