Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuais escolares gratuitos. Vales começam a ser emitidos a 2 de agosto

12 jul, 2022 - 08:59 • Cristina Nascimento

Encarregados de Educação têm de estar registados na plataforma Mega. Têm direito os alunos que frequentam o ensino obrigatório em escolas públicas ou em escolas privadas com contrato de associação.

A+ / A-

Já há datas para a emissão dos vales dos manuais escolares gratuitos para o ano letivo 2022/2023. Ao que a Renascença apurou junto de fonte do Ministério da Educação, os vouchers para o primeiro ciclo, 8.º e 11.º anos começam a ser emitidos a 2 de agosto. Para os restantes anos e ofertas formativas, será a partir de 9 de agosto.

Os encarregados de educação devem estar registados na plataforma Mega.

Os alunos do Primeiro Ciclo recebem livros novos, os restantes podem receber vales para aquisição de manuais novos, que podem ser adquiridos nas livrarias e papelarias aderentes, ou para receberem livros reutilizados, que devem ser levantados nas escolas. Todos os alunos do Primeiro Ciclo devem receber livros novos, dado que o Governo decidiu que, nestes anos de escolaridade, os manuais não teriam de ser devolvidos.

Têm direito aos manuais escolares gratuitos os alunos que frequentam o ensino obrigatório em escolas públicas ou em escolas privadas com contrato de associação.

Matrículas dos 2.º ao 7.º ano até 19 de julho

Nesta altura decorre ainda o período de renovação de matrículas para os alunos do 2.º ao 7.º ano de escolaridade. Para a maioria dos casos, o processo é automático, mas, por exemplo, quem muda de ciclo, ou seja quem passou para o 5.º ou 7.º ano, ou para quem muda de escola, é preciso fazer a renovação através do Portal das Matrículas.

O prazo decorre até 19 de julho. Para os restantes anos de escolaridade, já terminou o tempo para a realização de matrículas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    15 jul, 2022 aldeia 14:55
    sinónimo de um país onde a pobreza impera,baixos salários,baixas reformas e pensões,custo de vida muito alto,inflação muito alta e ums carga fiscal enorme,este país de não fossem as esmolas de milhões dos contribuientes europeus já tinha parado e entrado no esquecimento,é o legado deixado pelos "grandes2governantes que temos tido.
  • Marta sofia jesus gu
    14 jul, 2022 Guia 15:11
    Manuais para o 1Ano meu filho 6anos vai para primária.

Destaques V+