Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alentejo

GNR está a impedir agricultores de fazerem colheitas

12 jul, 2022 - 12:35 • Fátima Casanova

Devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais, Portugal continental entrou em situação de contingência.

A+ / A-

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) revela que alguns agricultores estão a ser impedidos pela GNR fazer as colheitas, por causa da situação de contingência em que o país se encontra devido ao risco de incêndio.

A denuncia é feita na Renascença pelo secretário-geral da confederação, que “pede bom senso na aplicação da lei”. “Apelo ao Ministério da Administração Interna que dê instruções à GNR das zonas rurais para que nestes casos agrícolas, em que se está a proceder à colheita isso não seja impeditivo, porque isso causa prejuízo e transtorno.”

Luís Mira lembra que a legislação isenta os agricultores neste tipo de situação, pois não são áreas florestais, mas sim agrícolas. “A portaria diz claramente que as colheitas não estão abrangidas.”

As situações reportadas estão a ocorrer no Alentejo, onde decorre a colheita dos cereais.

A GNR está em Beja, no Redondo, e noutras zonas do Alentejo estão a impedir que as pessoas façam as colheitas até ao dia 15.

Devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais, Portugal continental entrou em situação de contingência.

Quase todo o território de Portugal continental apresenta um perigo máximo e muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A maioria dos concelhos em perigo máximo de incêndio rural está no interior norte e centro e no Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • D X
    13 jul, 2022 Str 23:53
    Surreal. Quem terá dado estas ordens? Não brinquem com o nosso sustento.
  • nunoxavier
    12 jul, 2022 Lordelo/Vilareal 13:05
    Há dias pedi através de email à RR que não publicasse os comentários que fiz, na altura. Hoje peço que publiquem se assim o entenderem. A GNR, o ICNF e a PSP, devia cumprir como a lei determina. Ou seja, fiscalizem e ACTUEM sobre os proprietários que a MEIA DUZIA de metros não querem saber do PERIGO que colocam os vizinhos dos SEUS terrenos por falta de limpeza. Sou NUNO XAVIER, morador na freguesia de Lordelo no Concelho de Vila Real. Se necessário forem mais DADOS façam o favor.

Destaques V+