Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Situação de contingência

Festival Super Bock Super Rock muda para o Parque das Nações

12 jul, 2022 - 14:17 • Redação com Lusa

O festival, que todos os anos acontece na Herdade do Cabeço da Flauta, mantém as datas mas passa para Lisboa face ao risco de incêndios.

A+ / A-

O festival Super Bock Super Rock (SBSR) vai acontecer no Parque das Nações e não na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, face à situação de contingência declarada pelo Governo por causa do calor extremo e risco de incêndios.

A decisão surgiu depois de uma reunião, esta terça-feira, entre a Câmara Municipal de Sesimbra e a promotora do evento, para decidir se o festival se mantinha face às condições meteorológicas adversas.

A 26.ª edição do festival acontece da próxima quinta-feira a sábado, com uma festa de antecipação já amanhã para os portadores do passe de três dias. Terá agora lugar na Altice Arena, anunciou esta tarde Luís Montez, da promotora Música no Coração.

"Vamos trabalhar dia e noite para fazer este festival acontecer", garantiu o empresário.

"Estamos há três anos a trabalhar neste evento, mas a lei é a lei. Não querem abrir nenhuma exceção, nem para o estacionamento, por isso fomos forçados a deslocalizar o festival para Lisboa."

A última vez que o SBSR aconteceu foi em 2019, também naquele recinto, tendo tido duas edições adiadas – em 2020 e 2021 – por causa da pandemia de covid-19.

O recinto usual localiza-se num espaço arborizado, na Herdade do Cabeço da Flauta, num terreno entre a lagoa de Albufeira e a praia do Meco, no concelho de Sesimbra. Ontem, a autarquia ativou o plano municipal de emergência e proteção civil face ao agravamento das condições meteorológicas.

Do cartaz desta edição fazem parte nomes como A$AP Rocky, C. Tangana, Foals, DaBaby, Metronomy, Jamie XX, Hot Chip, Capitão Fausto, Capicua, David & Miguel e Conjunto Cuca Monga.

Esta manhã, a SIC Notícias noticiou que, numa reunião realizada na noite de segunda-feira com a Câmara de Sesimbra, a GNR tinha dado parecer negativo à realização do Super Bock Super Rock no Meco, face ao estado de contingência motivado pelos incêndios.

Na segunda-feira, ainda antes da reunião, o promotor Luís Montez dizia à agência Lusa que a organização do festival estava “a tomar medidas de mitigação exigidas” e que tinha “tudo articulado com a Proteção Civil, bombeiros e segurança privada”, contando com “reforço de bombeiros e segurança para vigiar o campismo”.

Portugal continental entrou na segunda-feira em estado de contingência, devido às previsões meteorológicas que apontam para temperaturas muito elevadas nos próximos dias, com o esperado agravamento de risco de incêndios florestais.

A declaração do estado de contingência deve terminar às 23:59 de sexta-feira, mas o Ministério da Administração Interna (MAI) admitiu que poderá “ser prolongada caso seja necessário”.

O estado de contingência proíbe o acesso, circulação e permanência nos espaços florestais, assim como a realização de trabalhos nessas áreas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+