Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca

Alto Minho enfrenta risco de rutura no abastecimento de água

12 jul, 2022 - 13:02 • Isabel Pacheco

Autarcas dos dez municípios do Alto Minho pedem moderação no consumo de água e exigem “racionalidade na utilização” do recurso para a produção de energia.

A+ / A-

Caso não haja moderação no consumo de água, a região do Alto Minho corre o risco de rutura no abastecimento. O alerta é do presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho após o encontro, esta segunda-feira, com os autarcas da região para avaliar o impacto da seca.

Manoel Batista apela, por isso, ao bom senso da população. “É preciso uma racionalização do consumo de água para que não cheguemos a processos de rutura e há risco de isso acontecer”, admite o líder da CIM do Alto Minho

O também autarca de Melgaço reconhece que o cenário que se vive na região, em sequência do impacto da seca, é “delicado” com “níveis de água bastante abaixo” do que seria previsto para a época do ano.

“Em alguns sistemas de abastecimento estamos com níveis de água que só eram supostos no final de agosto ou princípio de setembro. Há captações para produção agrícola que, todos os anos nesta altura têm água, e já estão completamente secas.”

A agravar a situação esteve a falta de planeamento do Governo e das elétricas que, diz Manoel Batista, “não acautelaram” o que seria um ano de seca “mais ou menos previsível”.

“É preciso que a tutela e as empresas de produção de energia hidroelétrica tenham consciência que têm de ter racionalidade na utilização da água. É uma exigência fundamental para os nossos territórios”, avisa o presidente da CIM do Alto Minho.

Integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Ponte da Barca, Monção e Melgaço.

Portugal vive uma situação de seca severa ou extrema. A situação foi reconhecida oficialmente pelo Governo em junho, com a publicação em Diário da República de um despacho da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+