Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Situação de contingência

Do Super Bock à Concentração de Faro. Costa diz que não pode haver eventos em "zona florestal"

11 jul, 2022 - 18:52 • Redação

De acordo com o primeiro-ministro, "tem havido é um diálogo com vista a haver uma relocalização ou uma reformatação dos eventos de forma a que eles possam decorrer no cumprimento da lei".

A+ / A-

Há grandes eventos marcados para esta semana, como o Festival Super Bock Super Rock ou a Concentração de Faro, que podem ter que ser relocalizados, cancelados ou adiados devido à situação de contingência, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro.

António Costa defende que não pode haver exceções à situação de contingência decretada devido ao alto risco de incêndios e afirma que é a única forma de evitar “cenários dramáticos”.

Em declarações aos jornalistas, o chefe do Governo afirma que o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, já está em conversações com as entidades organizadoras com vista a encontrar uma solução.

"Há uma proibição geral de qualquer atividade em áreas florestais. Neste momento o ministro da Administração Interna está em contacto com os organizadores desses eventos para assegurar que a parte desses eventos que ocorre em zona florestal não ocorra em zona florestal, de forma a que não se ponha em perigo esta situação. Nestas condições climáticas não é possível abrir qualquer tipo de exceção", avisa António Costa.

De acordo com o primeiro-ministro "tem havido é um diálogo com vista a haver uma relocalização ou uma reformatação dos eventos de forma a que eles possam decorrer no cumprimento da lei".

O festival Super Bock Super Rock está marcado para os dias 14, 15 e 16 de julho, no Meco.

A Concentração de Faro, que junta milhares de motards de todo o mundo, decorre de 14 a 17 de julho.

Devido às previsões de altas temperaturas e do aumento do perigo de incêndio, Portugal continental está em situação de contingência desde esta segunda-feira, até sexta-feira, dia 15.

Todos os dispositivos e operacionais de combate aos incêndios são obrigados a estar disponíveis para qualquer ocorrência. O Governo pretende contratar 100 novas equipas de bombeiros e crime de desobediência regressa, bem como a proibição de uso de máquinas em espaço florestal e fogo de artifício.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai acionar aviso vermelho (o mais elevado da escala) em alguns distritos do o país, a partir de terça-feira, devido à previsão de temperaturas elevadas.

Na quarta-feira, o aviso vermelho deverá ser estendido a mais distritos do território de Portugal continental, diz à Renascença Patricia Gomes, do IPMA.

Local da Concentração de Faro não é florestal e "é limpo constantemente"

O presidente do Moto Clube de Faro diz que não está preparado para alterar datas ou mudar o local da Concentração de Faro de motards que podem ter que ser canceladas ou adiadas devido à situação de contingência atualmente em vigor.

A organização está, neste momento, reunida com a Câmara Municipal de Faro, para discutir um eventual adiamento do evento.

À Renascença, José Amaro refere que "há milhares de pessoas que vêm de vários países" para a Concentração e está em causa "um investimento maluco", o que torna difícil o adiamento do encontro.

O presidente do Moto Clube de Faro garante que a zona onde se realiza a Concentração não é florestal e "é limpa constantemente".

Depois de dois anos de paragem por causa da pandemia, a concentração motard arranca esta quinta-feira, até que haja uma eventual decisão em contrário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+