Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Onda de calor

Ministro do Ambiente assegura abastecimento de água para consumo e combate a fogos

07 jul, 2022 - 15:41 • Lusa

“É mais difícil todo este processo” de risco elevado de incêndio florestal devido a este ano ser “particularmente seco” e todo o território estar em seca severa ou seca extrema.

A+ / A-

O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse esta quinta-feira que está assegurado o abastecimento de água para consumo humano e combate aos incêndios florestais, apesar da situação de seca no país e das condições meteorológicas muito adversas.

“Independentemente de estarmos na situação de seca e de estarmos nesta situação em concreto de condições climatéricas muito adversas, o país está neste momento a gerir de forma muito profissional e organizada aquilo que são os recursos de água disponíveis e, portanto, não existe nenhuma necessidade do ponto de vista daquilo que é o abastecimento para consumo humano”, afirmou Duarte Cordeiro.

O governante falava aos jornalistas após ter participado, juntamente com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Duarte Cordeiro precisou que as situações excecionais, nomeadamente em territórios do país que estão isolados, “estão a ser proporcionadas soluções para que a população não tenha falta de água”.

O ministro salientou também que “globalmente não haverá dificuldades” no acesso a água para o combate aos fogos, admitindo no entanto que “poderá haver circunstancialmente problemas”.

Duarte Cordeiro considerou que “é mais difícil todo este processo” de risco elevado de incêndio florestal devido a este ano ser “particularmente seco” e todo o território estar em situação de seca severa ou seca extrema.

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+