Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Instaurados 12 processos disciplinares a escolas que inflacionam notas

07 jul, 2022 - 06:52 • Fátima Casanova

Inspetores detetaram “falta de rigor na aplicação dos critérios de avaliação das disciplinas do Ensino Secundário”.

A+ / A-

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) interveio preventivamente em 78 instituições de ensino ao longo do ano letivo 2021/2022, de forma “a promover a melhoria das práticas de avaliação”.

Foram alvo dos inspetores 66 escolas públicas e 12 colégios, tendo sido instruídos seis processos de inquérito (a três escolas públicas e a três colégios) que deram origem a 12 processos disciplinares, segundo avançou à Renascença, o Ministério da Educação.

Todos os processos estão em fase de instrução. Segundo o Ministério de João Costa, “na maior parte dos casos, o objeto dos processos consistiu na falta de rigor na aplicação dos critérios de avaliação das disciplinas do Ensino Secundário”.

Ainda de acordo com a tutela, o trabalho dos inspetores da IGEC desenvolve-se através de diversas intervenções nos estabelecimentos de ensino, procedendo “a análise documental, entrevistas a docentes e a diretores e aplicação de questionários online a alunos”.

Em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19, foram alteradas as regras de conclusão do ensino secundário, pelo que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) não calculou o indicador de “alinhamento de notas” (os exames só foram feitos pelos alunos que querem prosseguir estudos), que habitualmente divulgava por altura dos rankings das escolas.

Este indicador media a consistência entre as notas dadas aos alunos pelos seus professores e as que os alunos conseguiam ter nos exames nacionais do ensino secundário.

Na análise feita desde 2009 havia nove escolas, todas no norte do país, que ao longo de mais de dez anos, tinham dado sempre notas internas mais altas do que aquelas que os alunos conseguiam tirar nos exames. Só uma era pública. Três eram do distrito de Braga: a Escola Secundária de Fafe, Colégio D. Diogo de Sousa e Externato Carvalho Araújo (cidade de Baga) e seis do distrito do Porto: Externato Camões e Colégio Paulo VI (ambos em Gondomar), Colégios D. Duarte, Luso-Francês e Ribadouro (os três na cidade do Porto) e o Colégio da Trofa.

A Renascença divulga, depois da meia-noite, o Ranking das Escolas 2021, para ficar a saber quais as secundárias que conseguiram os melhores resultados nos exames do ano passado.

Este ranking é feito com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ângelo Soares
    07 jul, 2022 MAIA 21:44
    Insistir nessa coisa dos rankings é prestar um mau serviço informativo, porque comparam o não comparável. Só servem para os incautos acreditarem que certas escolas são melhores, quando de facto têm é alunos com melhores condições para ter sucesso ou paizinhos de carteira gorda para lhas proporcionar.

Destaques V+