Tempo
|
A+ / A-

Ministra dá "feedback positivo" a nova especialidade de Medicina de Urgência

06 jul, 2022 - 14:05 • Rosário Silva , com Redação

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães apresentou proposta a Marta Temido.

A+ / A-

A ministra da Saúde está aberta a uma eventual “nova especialidade médica”, apresentada, esta quarta-feira, pela Ordem dos Médicos (OM).

O bastonário da OM, Miguel Guimarães, deu a conhecer a Marta Temido, uma proposta para a criação de uma nova especialidade: Medicina de Urgência e Emergência.

“Tivemos um feedback positivo”, da ministra, revelou aos jornalistas o bastonário, lembrando, contudo, que “a decisão vai ser sempre da Assembleia de Representantes”.

Miguel Guimarães sublinhou a importância desta área, destacando que a formação médica passa, sobretudo, pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“O berço da formação em Portugal está no SNS”, salientou.

“Eu diria que uma das partes do SNS é, de facto, a existência da formação médica especializada e, por isso, é importante que a senhora ministra, aqui também, diga o que pensa sobre isto, o que acha em termos da evolução da própria medicina”, acrescentou, Miguel Guimarães.

Na Europa, recorde-se, apenas cincos países, entre os quais Portugal, não têm esta especialidade.

Atualmente, no nosso país, as equipas de urgência dos hospitais têm a participação de especialistas de várias áreas, consideradas especialidades base do serviço de urgência, a Medicina Interna e a Cirurgia Geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+