Tempo
|
A+ / A-

Ambiente

Lisboa antecipa em 20 anos meta para a neutralidade carbónica

06 jul, 2022 - 16:32

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia, durante o debate “Autarcas pelo Clima”, que decorreu na Nova BSE.

A+ / A-

O município de Lisboa antecipa em 20 anos os objetivos traçados para a descarbonização da cidade, inicialmente previstos para 2050. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia, durante o debate “Autarcas pelo Clima”, que decorreu na Nova BSE.

Anacoreta Correia acrescenta que Lisboa “está na vanguarda da neutralidade carbónica”.

A escolha de Lisboa pela Comissão Europeia como uma das cidades para participar na Missão da UE para 100 cidades neutras e inteligentes até 2030, a chamada “Missão Cidades”, vai permitir “desbloquear oportunidades de financiamento europeias e nacionais para atingir esses objetivos”, acrescenta Filipe Anacoreta Correia.

“Apesar de as metas fixadas serem muito exigentes, a Câmara de Lisboa vai antecipar grande parte delas para 2030”, sublinhou o vice-presidente da autarquia da capital, acrescentando que uma das prioridades da autarquia é “ganhar contratos climáticos”, refere o comunicado enviado à Renascença.

Segundo a autarquia, Lisboa vai “apostar na iluminação pública através de LED, o projeto Lisboa Solar (instalação de sistemas solares nos edifícios municipais) e a utilização das águas residuais para a rega e para a lavagem das ruas”.

A gratuitidade dos transportes públicos é outra das medidas, uma vez que “mais de 50 por cento das emissões de carbono está ligada aos transportes”, refere Filipe Anacoreta Correia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+