Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Baleia que deu à costa em Albufeira volta a encalhar em Silves

04 jul, 2022 - 14:51 • Lusa

A baleia morta foi removida pelas autoridades.

A+ / A-

A baleia que no domingo deu à costa em Albufeira e foi posteriormente devolvida ao mar pela força da maré encalhou hoje de novo numa praia de Silves e foi removida do local, disse o capitão do porto de Portimão.

O cetáceo morto tinha encalhado, cerca das 18h30 de domingo, na praia dos Salgados, em Albufeira, no Algarve, mas as autoridades não conseguiram chegar a tempo de evitar que o animal fosse de novo arrastado para o mar, tendo o corpo hoje voltado a encalhar na praia Grande nascente, em Armação de Pera, concelho de Silves, acrescentou a mesma fonte.

O capitão do Porto de Portimão referiu que o animal foi hoje detetado por "agentes do piquete da Polícia Marítima" e "os serviços municipais [de Silves] foram alertados e procederam à remoção da baleia às 13h00".

"A entidade responsável pelos arrojamentos mortos foi também informada e vai ao aterro fazer as perícias", acrescentou Rodrigo González dos Paços, referindo-se a trabalhos que são habitualmente feitos por elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para determinar o que provocou a morte ao animal.

A baleia tinha dado à costa cerca das 18:30 de domingo e aguardava-se a deslocação de equipas da Polícia Marítima, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para fazerem análises e iniciarem os procedimentos de remoção, mas o dispositivo "não chegou a tempo de evitar que fosse arrastada pela maré para o mar", justificou na ocasião o capitão do porto de Portimão, que tem jurisdição em Albufeira e Silves.

A mesma fonte esclareceu que a movimentação do animal iria ser acompanhada, com a expectativa de que pudesse "voltar a ser arrastada para terra para depois ser removida", o que acabou por acontecer hoje de manhã, tendo as autoridades podido fazer a remoção do corpo para uma zona fora do alcance da maré e, depois, para uma área de aterro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+