Tempo
|
A+ / A-

Moção de censura ao Governo vai ser debatida na quarta-feira

01 jul, 2022 - 18:11 • Lusa

O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje a apresentação de uma moção de censura ao Governo.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, convocou para terça-feira uma reunião da conferência de líderes parlamentares tendo em vista marcar para quarta-feira a moção de censura ao Governo hoje anunciada pelo Chega.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, o debate da moção de censura inicia-se "no terceiro dia parlamentar subsequente à apresentação da moção de censura". Tendo o Chega formalizado hoje esse instrumento político, o debate terá de realizar-se na quarta-feira.

Para terça-feira, pelas 11h30, o presidente da Assembleia da República convocou uma reunião da conferência de líderes, que terá também como finalidade alterar a ordem do dia em plenário que estava prevista para a próxima quarta-feira.

O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje a apresentação de uma moção de censura ao Governo, uma iniciativa que está à partida chumbada dado que o PS dispõe a maioria absoluta dos deputados à Assembleia da República.

André Ventura justificou a apresentação de moção de censura com um conjunto de situações que passam pelo "caos absoluto na saúde", as opções do Governo face ao aumento dos preços dos combustíveis, culminando no "ato politicamente mais grave" envolvendo o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que, disse, "acabou politicamente" na quinta-feira.

"Se forem substituídos os ministros da Saúde e das Infraestruturas, o Chega retirará a moção de censura", declarou André Ventura numa conferência de imprensa na Assembleia da República no dia em que começa o 40.º Congresso do PSD e em que, por esse motivo, não há trabalhos parlamentares.

O líder do Chega disse ter comunicado esta iniciativa do seu grupo parlamentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+