Tempo
|
A+ / A-

"Ataque à carreira". Sindicato critica contratação de outras especialidades para médico de família

28 jun, 2022 - 23:58 • João Malheiro

Jorge Roque da Cunha confirmou à Renascença que o bastonário da Ordem dos Médicos convocou um Fórum Médico da Medicina Geral e Familiar para a próxima segunda-feira.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que o Governo permitir a contratação de médicos de outras especialidades para funções de médico de família é "um ataque à carreira médica".

À Renascença, o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, classifica a medida como "estranha, perigosa e uma falta de respeito para os portugueses".

"Não é possível, é regredir no tempo", acrescenta.

Em causa está o ponto 9 do Artigo n.º 206 da Lei do Orçamento de Estado 2022, que refere que "enquanto não houver condições para assegurar médico de família a todos os utentes", o Serviço Nacional de Saúde pode "a título excecional" celebrar contratos "com médicos habilitados ao exercício autónomo da profissão".

Para além de contestar a medida, o SIM pediu a convocação de um Fórum Médico da Medicina Geral e Familiar para "uma pública e conjunta tomada de posição das organizações médicas".

Jorge Roque da Cunha confirmou à Renascença que o bastonário da Ordem dos Médicos convocou o encontro para a próxima segunda-feira.

O secretário-geral do SIM indicou ainda que espera, "ainda em julho", negociar formalmente com o Governo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+