Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra diz que não é possível acabar com médicos tarefeiros

29 jun, 2022 - 18:05 • Lusa

"Vamos ter que ir criando melhores condições de atratividade dentro do Serviço Nacional da Saúde", defende Marta Temido.

A+ / A-

A ministra da saúde, Marta Temido, admitiu hoje que "não se pode acabar de vez" com o recurso a empresas prestadoras de serviços, mas que é necessário criar melhores condições de atratividade dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Não podemos acabar de vez com a tendência sistemática das empresas prestadoras de serviços. Ela não foi construída num dia", afirmou Marta Temido na primeira audição parlamentar regimental desta legislatura da equipa da Saúde, em resposta ao deputado do PS Luís Gomes.

"Vamos ter que ir criando melhores condições de atratividade dentro do Serviço Nacional da Saúde para levar a que os profissionais queiram trabalhar diretamente no SNS e não por conta de empresas prestadoras de serviços, embora se saiba que até as questões fiscais que estão associadas às empresas prestadoras de serviços jogam contra nós", defendeu a ministra.

No final da audição, que durou cinco horas, a ministra da Saúde apelou aos deputados para que sejam criadas as condições, "não para que a ministra tenha uma vida mais fácil, porque não é esperar que tenha uma vida mais fácil, mas para que o Serviço Nacional de Saúde possa funcionar com respeito pelos profissionais de saúde e, sobretudo, pelos utentes".

Marta Temido salientou a importância do trabalho em conjunto para terem as respostas estruturais que todos anseiam, embora, vincou, "possamos não esperar exatamente pelo mesmo tipo de soluções".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 jun, 2022 Lisboa 12:31
    Outra ministra e equipa do Ministério da Saúde, precisa-se para entrada imediata.

Destaques V+