Tempo
|
A+ / A-

373 casos confirmados de Monkeypox em Portugal

28 jun, 2022 - 10:27

A maioria das infeções foram identificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos no Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais oito casos de infeção humana por vírus Monkeypox. O total de infeções sobe para 373.

A maioria das infeções da Varíola dos Macacos foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos no Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Todos os casos confirmados são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

As situações identificadas mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

A nota da DGS lembra que uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios, exaustão, evoluindo para uma erupção cutânea.

O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta cai, a pessoa infetada deixa de ser infecciosa.

A diretora-geral da Saúde revelou que Portugal vai receber até ao final do mês as 2.700 vacinas disponibilizadas pela União Europeia para pessoas que tiveram contacto com doentes infetados com o vírus Monkeypox.

Até ao mês passado, a Monkeypox só tinha causado surtos consideráveis na África Central e Ocidental, sendo que o continente africano relatou até agora mais de 1.500 casos e 72 mortes suspeitas, numa epidemia separada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+