Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União dos Sindicatos da Madeira exige aumento de 90 euros nos salários

27 jun, 2022 - 15:26 • Lusa

"Brutal aumento do custo de vida que se acentuou com a guerra" na Ucrânia na base da reclamação.

A+ / A-

A União dos Sindicatos da Madeira (USAM) entregou, esta segunda-feira, uma moção no parlamento madeirense, na qual defende o aumento dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores na sequência do aumento do custo de vida.

Numa manifestação até à Assembleia Legislativa da Madeira, que reuniu mais de 50 pessoas e contou com a presença da secretária-geral da CTGP, Isabel Camarinha, o coordenador da USAM afirmou que, após dois anos de pandemia, "aquilo que se oferece hoje aos trabalhadores é mais precariedade" e perda de salários. .

"E isso nós não vamos deixar que aconteça. [...] Vamos continuar a lutar pela contratação coletiva, por melhores salários, por melhor emprego, pelas 35 horas, pela regulação do trabalho", assumiu Alexandre Fernandes.

"Temos sido esquecidos. O Governo Regional pura e simplesmente ignora a nossa presença, ignora a nossa existência. Mas nós não baixamos os braços", reforçou o dirigente.

O preço do pão não para de subir. A inflação explicada em regueifas
O preço do pão não para de subir. A inflação explicada em regueifas

Na moção entregue na Assembleia Legislativa da Madeira, aprovada por unanimidade pelos presentes na iniciativa, é exigido "o aumento geral dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores", um "emprego seguro e com direitos", as 35 horas de trabalho, "a fixação dos 850 euros a curto prazo para o Salário Mínimo Nacional", entre outras reivindicações.

A secretária-geral da CTGP considerou, por seu turno, que o "aumento geral dos salários de todos os trabalhadores é uma condição fundamental para o desenvolvimento do país".

"Ao contrário do que tentam fazer apregoar de que, agora com a guerra e as sanções, depois da pandemia, com o aumento do custo de vida, que o aumento dos salários seria aumentar uma espiral inflacionista, nada mais falso", apontou.

Isabel Camarinha criticou também que o Governo anuncie medidas que nunca são "para agora", como os "20% de aumento dos salários até 2026".

"Mas nós precisamos do aumento dos salários é agora. É agora que os trabalhadores estão a empobrecer", frisou, acrescentando que se registam paralelamente aumentos nos "lucros dos grandes grupos económicos".

A secretária-geral da CGTP defendeu ainda que a reivindicação de aumento dos salários em 90 euros por trabalhador "é possível e necessária" face ao "brutal aumento do custo de vida que se acentuou com a guerra" na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+