Tempo
|
A+ / A-

Grávida de Portimão preocupada. "Isto tomou proporções inimagináveis"

26 jun, 2022 - 08:00 • Rafael Duarte

Rita, grávida de oito meses, vive em Portimão e está preocupada com a grave falta de meios no SNS. Maternidade e bloco de partos de Portimão estão novamente encerrados e só voltam a abrir às 09h00 de segunda-feira.

A+ / A-
PeçaAlgarve

Rita Dias está grávida de oito meses e tem o parto previsto para a primeira quinzena de julho. Vive a gravidez com natural felicidade, mas também não esconde alguma preocupação devido aos constantes encerramentos na maternidade e bloco de partos do Hospital de Portimão. "Acho que agora está bastante pior. Isto tomou proporções inimagináveis e ainda por cima o Algarve só tem dois hospitais centrais", lamentou em entrevista à Renascença.

Ainda não precisou de ir ao hospital, mas em caso de urgência tem que percorrer cerca de 70 quilómetros quando surgem estes encerramentos. É aproximadamente uma hora de viagem até Faro, mas que pode parecer muito mais quando estiver perto de dar à luz. "É sempre um transtorno porque depois não temos lá apoio de nenhum familiar e não temos ninguém conhecido. Eu trabalho no Hospital de Portimão e já conheço as pessoas. São situações chatas e infelizmente não pensam em nós enquanto utentes".

No entanto, Rita também teme que tenha que vir a fazer ainda mais quilómetros: "Se nós recorrermos à urgência de Portimão e Faro também estiver cheio sabe-se lá se não temos que ir para o Alentejo porque Faro fica tão sobrecarregado que não consegue dar resposta a toda a gente".

A mulher está num grupo de preparação para o parto onde todas as grávidas mostram ansiedade e muitas já pensam ir para o privado. Rita já pôs esse cenário em cima da mesa, mas ainda tem a esperança que as coisas venham a acalmar. "Não me quero preocupar e ficar ansiosa porque não traz nada de bom, mas o que é certo é que é preocupante porque nós não temos aqui os especialistas e os cuidados que necessitamos".

Em pouco mais de uma semana, a situação repete-se. A maternidade e bloco de partos de Portimão estão encerrados desde as 16h00 de sexta-feira e só voltam a abrir às 09h00 de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+