Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério da Saúde diz que Via Verde do AVC está a funcionar

21 jun, 2022 - 19:31 • Lusa

Gabinete de Marta Temido admite que, pontualmente, "podem verificar-se constrangimentos em determinado Hospital", na Via Verde do Acidente Vascular Cerebral.

A+ / A-

O Ministério da Saúde esclareceu hoje que a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC) está a funcionar e que das 34 unidades de AVC só uma apresenta neste momento "indisponibilidade momentânea".

O esclarecimento à Lusa surge na sequência de um comunicado divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), no qual a entidade refere o encerramento "por períodos ou por tempo indeterminado, do atendimento à Via Verde do AVC em hospitais Portugueses".

Questionada pela Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde disse que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) "continuam a acionar a Via Verde do AVC e a encaminhar os doentes para as Unidades de AVC".

O acionamento da Via Verde do AVC "é a garantia de que utentes com sinais e sintomas de AVC são corretamente assistidos e encaminhados para a unidade hospitalar mais bem preparada para os receber", diz o Ministério, acrescentando que só este ano o INEM encaminhou 2.322 doentes através da Via Verde do AVC.

No comunicado, o Ministério admite que, pontualmente, "podem verificar-se constrangimentos em determinado Hospital", por avaria de equipamento ou ausência imprevista em equipas, por exemplo, e que quando tal acontece os doentes são encaminhados para a unidade de AVC mais próxima.

A SPAVC tinha defendido no comunicado que a Via Verde do AVC deve ser uma prioridade e apelou para que o acesso a este serviço seja assegurado em todos os hospitais.

Perante o "encerramento da Via Verde do AVC em alguns hospitais portugueses", a sociedade apela às entidades competentes para que sejam garantidas "condições" e "assegurado" o atendimento e acesso tanto à Via Verde do AVC, como aos cuidados em unidades de AVC em todos os hospitais do país, dizia a SPAVC no comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+