Tempo
|
A+ / A-

Amadora

Três agentes da PSP vão a julgamento no caso de agressão a mulher

20 jun, 2022 - 18:42 • Redação

Carlos Canha, João Gouveia e Fernando Rodrigues são os polícias que vão a julgamento no caso das agressões a Cláudia Simões, na sequência de uma discussão com um motorista de autocarro em janeiro de 2022.

A+ / A-

A juíza de instrução do Tribunal da Amadora decidiu, esta segunda-feira, levar a julgamento os agentes da PSP, Carlos Canha, João Carlos Gouveia e Fernando Rodrigues, suspeitos de envolvimento nas agressões a Cláudia Simões, a 19 de janeiro de 2020, primeiro numa paragem de autocarros e, depois, num carro-patrulha, na Amadora.

Segundo o jornal "Público", a magistrada confirmou na totalidade a acusação do Ministério Público (MP), que acusou Carlos Canha de três crimes de ofensa à integridade física qualificada, três de sequestro agravado, um de abuso de poder e outro de injúria agravada contra a vítima.

Os outros dois agentes, que estavam no veículo policial aquando das alegadas agressões do colega, João Gouveia e Fernando Rodrigues, vão ser julgados por um crime de abuso de poder e de nada fazerem para impedir a violência.

Na noite de 19 janeiro de 2020, no Casal de S. Brás, na Amadora, uma mulher de nacionalidade portuguesa e angolana foi detida, na sequência de um incidente num autocarro que envolveu a falta do título de transporte da filha, com quem se fazia acompanhar.

Segundo o relato da mulher, Cláudia Simões, e a acusação do MP, após uma altercação com o motorista, este chamou um agente da PSP que ali passava, fora de serviço, alegando ter sido ameaçado pela passageira, que acabou algemada e imobilizada pelo polícia junto à paragem de autocarros na Rua Elias Garcia, naquela zona.

Posteriormente, chegaram os outros dois polícias, que terão ajudado a levar a mulher para o carro, onde, garante o MP, Cláudia foi agredida a soco e a pontapé pelo agente Carlos Canha. No trajeto de cerca de três quilómetros até à esquadra, enquanto a agredia, o arguido ter-se-á dirigido à vítima de forma violenta e insultuosa, adotando um discurso de teor racista.

Na esquadra, duas outras pessoas, testemunhas dos acontecimentos, também terão sido agredidas pelo agente da PSP.

A mulher, que, entretanto, foi constituída arguida e sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência, foi indiciada dos crimes de resistência e coação sobre funcionário e ofensas à integridade física de que era acusada pelo polícia.

Mas o MP, e agora a juíza de instrução, arquivou o inquérito por considerar que não havia provas contra si.

Na altura a PSP defendeu-se das acusações referindo que Cláudia Simões "se mostrou agressiva" e "mordeu o agente". Já depois deste episódio, o diretor nacional da PSP, Magina da Silva, disse que não viu "qualquer infração" no vídeo da detenção de Cláudia Simões, apenas "um polícia a cumprir as suas obrigações e as normas que estão em vigor na PSP".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+